top of page

Terapia Sistemica

  • 26 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de mar. de 2021

A terapia sistêmica fundamentada na abordagem da constelação familiar possibilita as pessoas olharem para questões com as quais estão tendo dificuldades ou, para uma área específica da vida que não está fluindo a contento.


Esse trabalho terapêutico consiste num processo através do qual são trabalhados os conteúdos transgeracionais, gestacionais e biográficas.


Conteúdo transgeracional refere-se às conexões e vínculos que temos com a história de nossa família e com todos que fazem parte dela. Não somos um ponto solto no universo, através de nossos pais herdamos a memória genética de nossos antepassados e podemos estar vinculados inconscientemente a pessoas e acontecimentos e isso pode causar emaranhamentos que impedem a pessoa de fluir livremente e com mais leveza na vida.


A constelação possibilita identificar e trabalhar padrões de comportamento, crenças e traumas transgeracionais que podem ser passados de geração a geração . Ao olhar para esses conteúdos é possível incluir tudo e todos que fazem parte, e isso libera a pessoa para viver com mais autonomia.

O conteúdo gestacional refere-se ao conjunto de sensações e sentimentos que copiamos de nossos pais desde o momento da concepção até o parto, estendendo-se até o 2º ano de vida. É possível que a mãe tenha vivido dificuldades de várias ordens, que geraram sentimentos, por exemplo, de medo,rejeição,insegurança, ansiedade, solidão e isso pode ficar impresso também no bebê.


Os aspectos biográficos são aqueles vividos pela pessoa em sua própria história, sendo comum que muitos eventos biográficos estejam sendo influenciados por eventos sistêmicos.

Enfim, a constelação é um instrumento que permite identificar conexões, vínculos que estejam perpetuando crenças, padrões de comportamento que trazem dificuldade para o momento presente e descongelar sensações que ficaram impressas na pessoa e ajudá-la a se diferenciar, ou seja, tomar consciência de que muitos sentimentos não são seus, mas foram herdados e copiados durante a gestação.


Márcia Garcia

Terapeuta Sistêmica

 
 
 

Comments


bottom of page