A Importância das Emoções
- 26 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de mar. de 2021
As emoções tem um papel muito importante para o desenvolvimento psicológico do ser humano e tem a função de guiar e avisar as pessoas para conservar o próprio organismo e também para a socialização com os demais indivíduos.

Existem muitas emoções! Entretanto, existem algumas emoções que podem ser chamada de “básicas”, pois todas as pessoas em vários momentos de suas vidas sentiram ou sentirão tais emoções. Vamos considerar, aqui, as emoções básicas como: Medo, Raiva, Tristeza, Alegria.
Essas emoções básicas tem uma qualidade energética, de forma que nos permite atuar de maneira expansiva com as outras pessoas (no caso da alegria e da raiva) ou com nós mesmos (tristeza e medo).
É comum que as pessoas separem as emoções entre boas e ruins. Mas será que é assim mesmo? Não! As emoções não deveriam ser separadas entre boas ou ruins. O que existe são emoções mais ou menos agradáveis. Quando separamos entre bom ou ruim, queremos só aquilo que é bom, deixando o ruim de lado, ou seja polarizamos as emoções, mas, por mais desagradáveis que sejam, elas são muito importantes e todas elas fazem parte de nós.
As emoções podem oferecer informações muito úteis sobre nós mesmos, independente da idade que tenhamos, pois elas nos permitem saber como estamos no aqui e agora, serve também como um guia de aprendizagem, onde aprendemos muito, mas muito mesmo sobre nós mesmos e também sobre o mundo e as outras pessoas, além de nos mostrar como devemos continuar trilhando nosso caminho.
Se as emoções são importantes para o desenvolvimento psicológico do indivíduo, se elas são importantes para o processo de socialização e de aprendizagem, logo elas são essenciais no trabalho com as crianças.
As crianças não tem controle sobre suas próprias emoções, afinal, elas estão em desenvolvimento, daí surge a importância de os adultos saberem lidar bem com as suas próprias emoções para “ensinarem” as crianças. É a partir do momento em que os adultos nomeiam e compreendem aquilo que a criança sente que ela passa a ter mais controle de si mesma.
Assim, podemos dizer que as emoções são de extrema importância para o desenvolvimento e manutenção da vida humana. Logo, fazer de conta que você não tem ou não “sente” as emoções pode não ser o caminho mais saudável. Conheça e compreenda o que acontece dentro de você e permita que essa jornada te leve por caminhos mais espontâneos e autênticos.
Bruna Garcia
Psicóloga
CRP 11/4582
Comments